Última geração de ativos eficazes e inovadores em Dermocosméticos
Categoria: Novas Tecnologias
Nano (do grego: “anão”) é um prefixo utilizado nas ciências para referir-se a uma parte em um bilhão. A nanotecnologia se estende ao domínio de partículas e interfaces com dimensões desta ordem, que são denominadas “nanopartículas”.
Os nanossomas são os sistemas vesiculares mais comuns, que encapsulam os ingredientes ativos e os separa fisicamente dos demais componentes de uma fórmula. Eles são derivados de fosfolipídios, que possuem uma parte de sua estrutura apolar e outra polar. Além disso, sua composição é similar à estrutura da membrana celular, o que faz com que estas partículas se agreguem naturalmente a superfície da pele, e sejam naturalmente, absorvidas, conforme representado na Figura 2 (DUTRA, 2010).
Esta estrutura do nanossoma é muito importante, pois influencia na permeação. Existem diversos meios de facilitar esta permeação, como algumas substâncias químicas (que podem causar lesões na pele), e métodos físicos como o ultra-som, bem como o aumento da concentração do ingrediente ativo. Porém a nanotecnologia é uma alternativa a estes métodos clássicos, pois além da concentração de uso ser menor, sua compatibilidade e tamanho facilitam a permeação do ativo até o local de ação (LEONARDI, 2004).
Na área de cosmetologia, as principais vantagens das nanoestruturas são:
Aumentar o tempo de ação e a biodisponibilidade do ingrediente ativo;
Solubilizar ativos lipofílicos;
Melhorar a eficácia;
Facilitar a aplicação;
Reduzir os efeitos colaterais e a toxicidade (BARIL,2012).
As indústrias cosméticas têm desenvolvido diversos produtos que se destinam a proporcionar uma variedade de benefícios como hidratação, anti-age, antioxidante, nutrição, brilho, entre outros. Para aumentar a eficácia destes produtos, facilitar a incorporação na formulação cosmética, diminuir a toxicidade, estabilizar os ativos, entre outros, uma opção é utilizar os ativos na forma de nanopartículas, como os exemplos a seguir.
Citrus Aurantium Amara Fruit Extract (and) Diosgenin Argininate (and) Dihydromyricetin (and) Caffeine (and) Escin (and) Oryza Sativa Bran Oil – Nanopartículas lipofílicas para tratamento da cellulite, que agem estimulando a microcirculação e termogênese da pele, tem potente ação lipolítica, além de ter ação antioxidante.
Aqua (and) Lanolin (and) Lavandula Officinalis Flower Oil (and) Cymbopogon Martini (Palmarosa) Oil (and) Rosmarinus Officinalis Leaf Oil (and) Butyrospermum Parkii Butter (and) BHT (and) Polysorbate 80 – Blend de Óleos Essenciais rico em ácidos graxos encapsulados em nanopartículas de liberação gradativa, que apresentam atividade tonificante, condicionadora, antisséptica, reparadora, controladora da oleosidade e estimulante do crescimento, além de ser ultrahidratante dos fios, proporcionando elasticidade e maciez.
Aqua (and) Polyquaternium-7 (and) Sericin (and) Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride (and) Cetrimonium Chloride (and) Behentrimonium Chloride – Nanopartículas de sericina que se aderem à superfície do cabelo promovendo selamento das cutículas e reposição de massa proteica. Possui alta afinidade por outras proteínas, sendo capaz de se ligar à queratina da pele e dos cabelos, formando um filme resistente, hidratante e protetor, conferindo boas propriedades de barreira.
Aqua (and) Lauric Acid (and) Myristic Acid (and) Punica Granatum Seed Oil (and) Resveratrol (and) Sorbitan Oleate (and) Polysorbate 80 (and) BHT – Nanopartículas com elevado potencial antioxidante atua na prevenção do fotoenvelhecimento, possui propriedades regeneradoras e hidratantes, melhora a elasticidade, da força e brilho à pele.
Linoleic Acid (and) Oleic Acid (and) Caprylic/Capric Triglyceride (and) Retinyl Palmitate (and) Polysorbate 80 (and) Aqua (and) BHT – Palmitato de retinol em nanocápsulas. Excelente antioxidante, combate os radicais livres, principal responsável pelo envelhecimento cutâneo. Potente rejuvenescedor da pele. Tem ação na manutenção do tecido epitelial, estimula a produção de colágeno e elastina da pele. Atua contra a hiperqueratinização e a formação de comedões, auxiliando também na redução da acne.
Cosmetic Innovation, (01/09/2015)