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Renata Oki, Gerente de Personal Care da BASF, comenta sobre oportunidades de negócios no Brasil

Categoria: Entrevista


Líder da equipe de Personal Care para BASF para a América do Sul desde 2013, antes Renata foi gerente de Marketing na Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF, de 2011 a 2013. Também na BASF, foi coordenadora de Marketing para BASF Specialy Plastics, de 2007 a 2009.

Possui graduação em Administração pela European School of Business - Reutlingen (ESB), graduação em International Business - Marketing / German Minor pela D'Amore-McKim School of Business at Northeastern University e MBA de Marketing pela FIA - Fundação Instituto de Administração.

No mês de novembro, a BASF anunciou o lançamento de sua plataforma de e-commerce para MG e GO. Qual foi a motivação para este projeto e por que o foco nessas regiões? Futuramente, vocês vão abrir o e-commerce para outros estados?

Com essa plataforma digital, a BASF pretende estar mais próxima dos pequenos e médios fabricantes destas regiões, oferecendo ainda mais agilidade e praticidade para a compra. Além disso, podemos trocar informações e conhecer melhor as suas necessidades, expectativas e dúvidas.
Os Estados de Minas Gerais e Goiás foram escolhidos pela grande diversidade de produtos de cosméticos que possuem, além de perfis de fabricantes bastante variados, o que nos permite um aprendizado constante. No entanto, não temos previsão sobre a abertura desta plataforma para outras regiões.

Recentemente, vocês lançaram o antioxidante líquido Tinogard® CP para formulações cosméticas. Qual é o benefício dessa matéria-prima e quais formulações ela pode ser aplicada?

O Tinogard® CP, é um produto especialmente importante para nós porque foi desenvolvido no Brasil e é produzido localmente. É uma solução antioxidante líquida de alta performance que atua na estabilização e melhora a vida útil dos produtos. Entre as vantagens, é pronto para ser adicionado à formulação, dispensando a pré-solubilização e/ou aquecimento, além de ser seguro para uso e de fácil biodegradabilidade. E como alternativa ao BHT e outros antioxidantes já utilizados no mercado, o Tinogard® CP, não possui problemas de amarelamento e/ou volatilidade.

O Tinogard® CP é versátil, podendo ser usado em diversas aplicações cosméticas como em produtos para cuidado capilar, corporal e facial, colônias, fragrâncias, entre outros. Vale dizer que o uso dos antioxidantes é fundamental para aumentar a estabilidade das formulações e evitar a oxidação dos compostos pelo contato com o oxigênio, durante as misturas, processamento e armazenamento.

Em 2016, a BASF foi considerada a maior fornecedora de ingredientes cosméticos naturais, com mais de 100 produtos de acordo com os padrões da norma COSMOS. De 2016 para cá, quantos produtos atualmente a BASF possui em seu portfólio? Qual é a perspectiva desse mercado para 2019?

A BASF possui mais de 1000 ingredientes e formulações, reunindo um dos portfólios mais completos disponíveis para diversas aplicações de Personal Care.
Aproximadamente 130 ingredientes desenvolvidos pela BASF para aplicações de cuidados pessoais já foram registrados junto a COSMOS (Cosmetic Organic Standard) e mais de 50 produtos são avaliados de acordo com os critérios NATRUE (Associação Internacional de Cosméticos Naturais e Orgânicos). Com isso, a BASF se torna a maior fornecedora de matérias-primas aprovadas para os produtos cosméticos naturais e orgânicos, conforme os padrões das normas COSMOS e NATRUE.
Este ano a BASF também recebeu o prêmio Natural Products Association (NPA) por possuir a maior seleção de ingredientes para fabricantes de cosméticos que desejam certificar seus produtos conforme a Norma de Produtos Naturais da NPA. A NPA engloba todos os produtos cosméticos de Cuidados Pessoais regulamentados e definidos pela Food and Drug Administration (FDA) e baseia-se em quatro critérios avaliados: ingredientes naturais, segurança, responsabilidade e sustentabilidade.

Quais são as principais oportunidades de negócios no Brasil no mercado de Personal Care?

O mercado brasileiro, apesar da crise econômica, segue buscando inovações e soluções para atender as diversas necessidades dos consumidores. Ou seja, há muitas oportunidades para novos claims, posicionamentos e soluções. Dentre as maiores oportunidades estão as demandas para formulações mais “verdes”, sejam elas naturais, veganas ou orgânicas, o que tem muita afinidade com o nosso portfólio de produtos. Também temos muitas solicitações para alternativas a alguns ingredientes polêmicos, seja por perfil toxicológico ou biodegradabilidade.

Equipe Global Cosmetic, (27/11/2018)

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