Projeto cooperativo em nanotecnologia reúne empresas do setor
Categoria: Novas Tecnologias
O Grupo Boticário, a Natura, a Theraskin Farmacêutica e a Yamá participaram de um projeto cooperativo de nanoencapsulação de ativos em cosméticos. O projeto, concluído no último dia 3, foi realizado entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), o Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Itehpec) e as quatro empresas mencionadas. “O projeto teve como resultado o desenvolvimento de duas rotas de nanoencapsulação, que foram utilizadas por cada parceiro, isolada e sigilosamente, no desenvolvimento de um ativo cosmético focal”, informou o IPT.
Desenvolvida com aportes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a iniciativa de inovação aberta, que uniu quatro empresas concorrentes para o aperfeiçoamento de produtos com base em uma mesma plataforma de conhecimento, foi estruturada em duas etapas. Na primeira, as rotas de nanoencapsulação desenvolvidas pelos pesquisadores do IPT foram compartilhadas entre os parceiros. Na segunda etapa, as equipes técnicas de cada uma das empresas receberam o atendimento sigiloso e customizado do Instituto para a escolha e desenvolvimento de um ativo cosmético.
O IPT e o Itehpec estão trabalhando junto às empresas para o estabelecimento de uma segunda rodada de projetos, com base no mesmo modelo de negócios. Alguns temas, como a redução do consumo de água e tropicalização de produtos cosméticos, ambos utilizando-se de soluções em nanotecnologia, estão sendo discutidos em reuniões com empresas do setor.
“Dentro do âmbito da Embrapii, vimos uma oportunidade positiva para acelerar o processo de inovação da cadeia de empresas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. E essa cadeia de valor inclui também fabricantes de matérias-primas e embalagens, por exemplo. Há oportunidades para novos projetos”, destacou Marina Kobayashi, gerente de inovação do Itehpec.
Cosmetics Online, (13/08/2015)