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Paulo Sevilha, Gerente de Marketing da Croda, comenta sobre o mercado de ingredientes naturais e sustentáveis para cosméticos

Categoria: Entrevista


Paulo Sevilha é formado em Química pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Marketing pela ESPM. Ele também possui MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo Insper e uma especialização em Marketing Estratégico pela Wharton Business School, Universidade da Pensilvânia, EUA. Trabalhou em P&D e ocupou cargos comerciais de liderança por mais de 20 anos nos setores de mercado de Personal, Health e Home Care. Desde 2017, Paulo Sevilha é Personal Care Regional Sales and Marketing Manager para Croda America Latina.

Recentemente, a Croda finalizou a expansão de sua fábrica em Campinas, com um aumento de 20% em sua produtividade de surfactantes poliméricos, além de investimentos em inovação e Customer Experience. Atualmente, quais são os principais surfactantes poliméricos voltados para o mercado cosmético?

Neste primeiro momento, a Croda em sua nova linha inaugurada em Campinas está produzindo dispersantes poliméricos aquosos de alto desempenho para formulação de agroquímicos. No entanto, um extenso grupo de produtos já foi mapeado para produção local visando atender a todos os mercados atendidos pela Croda.

Falando em produção e oferta global, o principal polímero acrílico da Croda para Personal Care é o Volarest FL. Impulsionado pela tendência de conveniência, o mercado de formulações em spray em Personal Care cresceu significativamente e Volarest FL é compatível com uma ampla gama de produtos para Sun Care e ativos de Skin Care. Ele também é indicado para formulações de Hair Care, oferecendo o benefício adicional de retenção e fixação de cachos, tanto quando usado sozinho ou em combinação com outros ingredientes de fixação. Este polímero proporciona uma entrega controlada e direcionada a partir de emulsões pulverizáveis, oferecendo novas texturas com uma suspensão sem o peso de emolientes e esferas em fluidos de baixa viscosidade, sendo recomendado para formulações spray ou pump. Sob pressão proporciona um jato direcionado e não escorre ao atingir o substrato a ser tratado.

Em 2017, a Croda estabeleceu uma parceria com a PIC Química para o suporte técnico e distribuição logística de seus produtos. Nestes dois anos, como esta parceria alavancou a área de Personal Care?

A parceria com a PIC, que se iniciou em janeiro de 2017, agregou muito aos objetivos de crescimento em distribuição da Croda no Brasil, área de atuação da PIC e PharmaSpecial, unidade de negócios que atende ao mercado farma e de prescrição médica. Desta forma, estamos ampliando nossa cobertura geográfica de atendimento e relacionamento com clientes, além de ganharmos agilidade no suporte e na entrega de nossas matérias primas em todo território nacional, estando em total sinergia com nosso plano de crescimento para os próximos anos.  O crescimento de negócios ocorre de forma acelerada e dentro das expectativas do grupo Croda.

O crescimento visto no mercado de produtos naturais é um reflexo do consumidor atual, que está cada vez mais preocupado com as formulações dos produtos e que deverá levar este mercado a US$ 25,11 bilhões até 2025. Referente a procura por produtos cada vez mais naturais e sustentáveis, como essa mudança do consumidor refletiu na demanda de matérias primas da empresa? Quais são os produtos de origem natural mais utilizados nas formulações?

A busca por mais qualidade de vida, equilíbrio entre corpo e mente, uma visão de saúde holística e busca pelo bem-estar vem fazendo com que as empresas se adaptem o mais rápido possível às requisições do mercado consumidor. A Croda investe em desenvolvimento de ingredientes e de processos mais sustentáveis há muito anos, oferecendo formulações sem sulfato, sem parabenos, formulações em cold process, entre outras iniciativas.

Em 2017, a empresa completou 10 anos da publicação de seu Relatório de Sustentabilidade e fez um balanço dos resultados alcançados, como redução em 80% no envio de resíduos para aterros sanitários, economia de 90% no consumo de água e utilização de 25% de toda a energia consumida em suas operações proveniente de fontes renováveis. Entre as novidades e últimos lançamentos da Croda podemos citar exemplos que se encaixam nesta demanda:

• Extratos Botânicos, como a nova Linha Crodarom Phytolea, que possui uma gama sustentável de óleos vegetais 100% naturais, subprodutos da indústria alimentícia e sem presença de conservantes ou aditivos.

• Crodarom® Green Caviar: um extrato que proporciona hidratação de até 24 horas para a pele e que em seu processo de extração também está engajado com os códigos de conduta e comprometimento ético da comunidade local, respeitando assim as suas características e o meio ambiente nativo.

• Além de uma ampla Linha de ingredientes para Proteção Solar, com claims 100% minerais, desenvolvidos com uma nova geração de dióxido de titânio e já lançadas com as certificações Eco Cert e Cosmo natural.

Em processos e produções tivemos como destaque:

• A inauguração uma nova fábrica nos EUA para a produção da linha ECO de surfactantes 100% renovável, de origem 100% natural.
• 62% de nossas matérias primas são de fontes renováveis desde 2012, o que nos coloca em uma posição de liderança na indústria.
• Doze unidades de produção possuem a certificação RSPO, tratando de mais de 99% dos nossos derivados de palma globais, somos líderes na indústria de óleo de palma sustentável

Todas essas iniciativas estão alinhadas à demanda crescente do consumidor por produtos mais naturais e a Croda oferece muitas alternativas a produtos sintéticos e com restrições de uso na indústria cosmética como silicones, óleo mineral, filtros solares, etc.

Qual setor dentro do mercado de HPPC tem sido a maior oportunidade de crescimento para a Croda?

Os mercados de Sun Care, Make up, Skin Care e Hair Care tem sido os grandes impulsionadores do crescimento da companhia. Por possuir uma linha muito completa de produtos, a Croda é naturalmente um parceiro referência para os formuladores encontrarem tudo que precisam para o desenvolvimento de formulações inovadoras e com performance adequada. Além disso, a companhia tem investido na aquisição de tecnologias que nos permitirão criar os ingredientes do futuro de forma disruptiva e inovadora. O mercado de Cuidados Pessoais faz parte do DNA da Croda e temos investido muito na expansão do negócio de forma sustentável.

Qual é a perspectiva da Croda para 2019 na área de Personal Care?

Em 2018, o crescimento global do negócio foi muito além de nossas expectativas. No Brasil e América Latina, o crescimento foi impactado pela atual situação econômica e política, mas não decepcionou. Para 2019, as previsões são muito otimistas pois entendemos que a retomada do crescimento econômico se dará de forma mais sustentada e estamos preparados para brindar um excelente nível de serviço a nossos clientes em nosso recém-inaugurado Centro de Experiência do Cliente no site em Campinas. Além disso agregamos novos produtos ao portfólio, como a linha Moonshine de pigmentos de efeito, que nos fortalece ainda mais na posição de empresa líder no mercado de especialidades químicas para o mercado de cuidados pessoais.

Global Cosmetic, (01/10/2018)

 

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