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Novas tendências em maquiagem para 2016

Categoria: Maquiagem


Por Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline

As vendas de maquiagens no varejo nos Estados Unidos subiram para US$13,2 bilhões em 2015, representando o maior crescimento para o mercado desde 2011.

O relatório anual da Kline Cosmetics & Toiletries USA, expõe mais um ano de crescimento no segmento de cosméticos nos Estados Unidos e mostra que os produtos de maquiagem estão estimulando o setor de produtos de beleza em 2016. O crescimento do mercado de maquiagem é atribuído, parcialmente às tendências virais iniciadas por celebridades e também pelos maquiadores influentes nas redes sociais.

Participamos do último The Makeup Show NYC em Nova York no último mês de maio. Trata-se de um evento voltado para os maquiadores profissionais com dois dias dedicados à arte, networking, comunidade, inspiração e educação. Além da velocidade alarmante com a qual as tendências viralizaram na Internet, este evento comprovou que a indústria da maquiagem continua sendo movimentada por maquiadores de redes sociais. Como o primeiro semestre de 2016 está chegando ao fim, decidimos analisar as principais tendências em maquiagem que observamos no evento, além de outras tendências que estão conduzindo o crescimento do mercado este ano.

1-Maquiagem para o rosto – O importante são os corretivos coloridos.

Os maquiadores profissionais conhecem muito bem o segredo dos corretivos coloridos há anos, mas foi em 2016 que esta tendência viralizou, graças ao poder da Internet. Os corretivos coloridos caíram no gosto e uso do consumidor e vêm nas mais variadas e distintas cores, como roxo, azul, verde, pêssego, amarelo e vermelho, que servem para cobrir as imperfeições da pele como pequenas oscilações, manchas de pele e de acne, cobrir olheiras, bem como a pele amarelada ou avermelhada, ou qualquer outro probleminha que deseje esconder. Muitas vezes eles podem ser mais eficientes que os corretivos tradicionais cobrindo as imperfeições, além de proporcionar um acabamento uniforme. O fato é que eles se tornaram grandes aliados e têm revolucionado e facilitado à aplicação da maquiagem. Os novos produtos lançados no mercado em 2016 incluem Color Correcting Sticks da Smashbox, Cushion Compact Color Correctors da Lancôme e Correct Click da Cover Fx.

2 – Maquiagem para os olhos – Será que os olhos esfumados vão sair de moda algum dia?

Uma tendência que parece nunca sair de moda são os olhos esfumados. Os olhos esfumados de preto são sem dúvida, um dos makes preferidos das famosas. O visual dark glam é sucesso entre as mulheres e virou quase requisito básico na hora de ir a uma festa, pois ressalta os olhos e facilmente combina com os mais variados estilos e looks. Evidentemente novas maneiras de usar os olhos esfumados e novos produtos são criados para aprimorar o estilo, no entanto ele continua sendo uma das tendências mais básicas na maquiagem para os olhos.

Na temporada Primavera/Verão 2016 o look incluía olhos intensos com delineadores ousados e sombras pigmentadas, especialmente em tons de azul e brilhantes. A Burberry lançou o delineador retrátil para olhos Eye Colour Contour Retractable Pen, enquanto a NARS apresenta a paleta de sombras em tons neutros/azuis e brilhantes NARSissist Toujours L’Amour Eyeshadow Palette.

3 – Batom e gloss – Os batons líquidos têm durabilidade

A categoria de maior crescimento em 2015 foi o batom e gloss, estimulada pelos batons líquidos, que são produtos que combinam batom, gloss e, muitas vezes, protetor labial. É possível encontrar batons líquidos com diversas texturas e desde brilhante ao fosco, que além de colorir, hidratam os lábios. Em 2016 os batons líquidos continuam populares e com força, já que lábios ousados e pigmentados se tornaram essenciais para a atual cultura da selfie. Alguns dos novos lançamentos incluem o Versicolour Stain da MAC, Vivid Matte Liquid Lipstick da Maybelline, Juicy Shakers da Lancôme e Tarteist Lip Paint da Tarte.

 

4 – Esmaltes – Divulgações por celebridades e pessoas influentes tentam renovar a categoria

A categoria de esmaltes, que teve um ano difícil em 2015, traz novos lançamentos apoiados por ações com colaborações e divulgações por celebridades, numa tentativa de alavancar e renovar o mercado em 2016.

A Sinful Colors fez uma parceria com a celebridade Kylie Jenner para lançar uma coleção de 20 esmaltes chamada King Kylie Collection, que são três coleções com edição limitada. A tentativa da marca de interagir com a Geração Millennials parece à receita perfeita para o crescimento das vendas. No início de 2016 Kylie Jenner lançou kits de batons com sua própria marca, um sucesso de vendas, pois sempre que lança nova cores e os kits chegam às lojas, estes se esgotam em minutos. Além disso, a Revlon convidou Chelsea King, uma personalidade nas mídias sociais, para ser a primeira Revlon Nail Expert.

Essas tendências foram muito promovidas e citadas no site de mídias sociais, como: Instagram e YouTube, indicando que 2016 será outro ano de crescimento forte nas vendas de maquiagem nos Estados Unidos. Estamos ansiosos para informar quais categorias tiveram o crescimento mais rápido em 2016; enquanto isso, para saber mais sobre as tendências de 2015 em maquiagem, fragrâncias, cuidados com a pele e cuidados com os cabelos, acesse o estudo da Kline Cosmetics & Toiletries USA.

Cosmetic Innovation, (21/06/2016)

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