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Feira da indústria cosmética aponta tendências como uma paleta de corretivos em cores e demaquilante sólido

Categoria: Maquiagem


Duas mulheres, um loira e outra morena, fantasiadas de Maria Antonieta, com corpete azul-bebê, saia de babados, cordão de pérolas enrolado no pescoço e meia branca três-quartos, dão as boas-vindas com largos sorrisos aos visitantes do disputado estante de perfumes Fav105, distribuidora suíça Firmenich, na FCE Cosmetique — evento da indústria de cosméticos, que reuniu 14 mil pessoas na semana passada em São Paulo. Do lado de dentro do quiosque, uma tentativa de reprodução do Palácio de Versalhes. O papel de parede é uma réplica do original de um dos salões do museu, o lustre imita um modelo em cristal e o teto tem uma pintura com anjos renascentistas. A experiência é “sensorial”, como sugere a representante de marketing da marca Fabiana Capeletti. Para exemplificar, nas paredes, há botões que, quando ativados pelos frequentadores, espirram essências de baunilha, jasmim, champanhe, madeira ou couro.

— Foi em Versalhes que se iniciou o hábito de usar perfume. Esta é a nossa inspiração para comemorar os 20 anos da marca. A decoração foi planejada para agradar o olfato e os olhos — resume Fabiana.

A ambientação do estande é apenas um exemplo dos atrativos que as marcas usaram para fisgar os compradores. Bar de texturas, “degustação” de maquiagem e comes e bebes foram algumas das artimanhas.

As promessas de uma pele viçosa, um cabelo brilhoso e uma barba sedosa se traduzem em lançamentos como uma paleta de corretivos coloridos (amarelo, roxo, verde e rosa), uma pílula de beleza que se transforma em máscara facial, um demaquilante sólido, e uma linha para os pelos faciais masculinos, entre outros.

A visita ao quiosque da Cosmotec inclui praticamente uma aula de maquiagem. Em cada uma das mesas do estante há potinhos coloridos espalhados. Ao redor deles, grupos de quatro a seis pessoas assistem aficionados a uma apresentação de uma vendedora da marca, e seguem como se fosse uma coreografia os passos ditados: aplicam os produtos no dorso das mãos, esperam secar, observam a textura, limpam e começam tudo de novo. A aposta da grife é o demaquilante sólido, uma pasta que desmancha a maquiagem quando entra em contato com a pele pintada.

— A temperatura da pele faz com que a pasta derreta e dissolva a maquiagem. É só aplicar o produto, espalhar e passar um lenço umedecido — orienta a gerente de comunicação e mercado Tatiana Francine.

Recipientes coloridos também fazem sucesso na vitrine da Lipson Cosméticos, estande em que as atrações estão voltadas para paletas de corretivos em cores.

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— O amarelo atenua as olheiras, o verde é ideal para espinha e acne, o lilás para manchas de sol e o rosa para iluminar a pele abaixo da sobrancelha — explica Graziele Martins, do departamento comercial da marca.

No corredor central da feira, o ambiente da Adhespack divide as atenções. Numa ponta está uma versão improvisada da Barberaria Tarantino, cujo foco é uma linha para barbas, com xampu, balm e óleo. Na outra, incomoda a sessão de flashes disparados na presença da modelo Solange Frazão. Espécie de embaixadora da Forever Living, ela promove a pillmask, um kit com sachês, pílulas e um copo de acrílico. A proposta é misturar os produtos no potinho para que a cápsula infle e se transforme numa máscara.

— O estojo de tratamento facial contém máscaras compiladas com compostas como vitamina C — explica Volney Camargo, presidente da Adhespack.

O Globo, (22/05/2016)

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