Cosmotec: ERP Totvs para expandir
Categoria: Novas Tecnologias
A Cosmotec, empresa nacional especializada em matérias-primas para a indústria cosmética, investiu na implementação de soluções de gestão da Totvs para garantir a qualidade e rastreabilidade de seus produtos.
Realizado em pouco mais de cinco meses, o projeto envolveu a adoção de ERP e módulos de compras, recebimento, expedição, estoque, faturamento, contabilidade, fiscal, ativo fixo, financeiro e automação e coleta de dados (ACD). O valor do contrato não foi aberto.
De acordo com a fabricante, todos os produtos passaram a ter endereçamento no estoque, que podem ser lidos com coletores de dados. Desde o recebimento dos produtos, passando pela expedição e saída do produto para a transportadora, até a emissão da nota, tudo passou a ser registrado e controlado pelo sistema.
"Com o sistema antigo, o comercial não tinha uma visão precisa sobre os lotes que já haviam passado pelo processo de entrada, nem o tempo que levaria para finalizar tais etapas. A informação não era centralizada e estava em diferentes softwares, o que dificultava a eficiência das vendas e o retorno para os clientes", afirmou a Cosmotec em nota.
Segundo Alexandre Picolo, gerente de Tecnologia da Informação da Cosmotec, a parceria com a Totvs permitiu à companhia estabelecer novas métricas de crescimento.
"Os benefícios alcançados, inclusive, resultaram no rollout da tecnologia para outras empresas do Grupo, a CEQ Especialidades Químicas, focada na produção de produtos para embelezamento animal, e a Pet Society, que é a distribuidora dos produtos”, comenta o gerente.
Finalizada a implementação do ERP, que contemplou todo o back office e módulos especialistas, a Cosmotec iniciou a segunda fase, com a ferramenta de Planejamento e Controle de Produção (PCP) e o módulo de importação.
Sediada em São Paulo, mas com clientes em diversos países, a Cosmotec International conta com 80 funcionários, sendo 80% usuários do sistema. A empresa tem um faturamento anual na casa dos R$ 40 milhões.
A Totvs possui no país cinco filiais, 52 franquias, mais de 200 distribuidores e nove centros de desenvolvimento. No exterior, está presente em 39 países, entre filiais, franquias e dois centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México). A companhia faturou R$ 1,8 bilhão em 2014, uma alta de 12%.
Baguete, 28/04/2015