Cientistas, pela primeira vez, identificam o gene relacionado aos cabelos grisalhos
Categoria: Novas Tecnologias
Cientistas da University College London identificam o gene envolvido com o branqueamento dos cabelos, bem como outros genes que influenciam a forma e densidade dos fios e dos pelos; isso poderia ter um grande impacto em produtos a serem desenvolvidos para retardar o processo de envelhecimento capilar
O gene identificado para o cabelo branco é o IRF4, que é conhecido por desempenhar uma função na cor do cabelo; mas esta é a primeira vez que ele foi associado ao envelhecimento dos cabelos.
“Nós já conhecemos vários genes envolvidos na calvície e na cor dos cabelos, mas esta é a primeira vez que um gene relacionado ao envelhecimento capilar foi identificado em seres humanos, assim como outros genes que influenciam a forma e a densidade dos fios”, diz o autor principal do estudo, Dr. Kaustubh Adhikari, de Biologia da Célula e Desenvolvimento da UCL.
Os cabelos grisalhos são causados por uma ausência de melanina nos fios, de modo que os cientistas querem descobrir o papel do IRF4 neste processo, uma vez que ele está envolvido na regulação da produção e armazenamento de melanina.
Eles afirmam que a compreensão de como o IRF4 influencia o processo de branqueamento dos cabelos poderia ajudar no desenvolvimento de novas aplicações cosméticas, que mudariam a aparência do cabelo à medida que ele cresce no folículo, retardando ou impedindo o envelhecimento dos fios.
Análise
Em seu estudo, publicado na revista Nature Communications, os pesquisadores analisaram uma população de mais de 6.000 pessoas, com ascendências variadas, em toda a América Latina, para identificar novos genes associados à cor do cabelo, ao branqueamento, densidade e forma (lisos ou encaracolados).
“Isso só foi possível porque analisamos uma amostra diversificada de pessoas, o que não havia sido feito antes nesta escala. Estes resultados têm aplicações forenses e cosméticas em potencial, à medida que aumentam o nosso conhecimento sobre como os genes influenciam a nossa aparência”, explica Adhikari.
O Professor que conduziu o estudo, Andres Ruiz-Linares, de Biociências da UCL, acrescenta que, encontrar a primeira associação genética em cabelos grisalhos poderia fornecer um bom modelo para compreender aspectos da biologia do envelhecimento humano.
“Entender o mecanismo da associação entre o IRF4 e o envelhecimento também pode ser relevante para o desenvolvimento de formas de retardar o aparecimento dos cabelos grisalhos”, diz ele.
Outros genes identificados
Assim como este, como parte do estudo, os cientistas do Centro de Bradford para Ciências de Pele também encontraram outros genes que influenciam uma série de características como o grau de enrolamento, a forma, a espessura da barba e a densidade dos cílios.
Um destes é o gene PRSS53, que influencia o grau de enrolamento dos cabelos.
“Um fascínio duradouro da evolução humana tem sido o nosso tão peculiar couro cabeludo, e encontrar uma nova variação do gene 53 (PRSS53), membro da família serina-protease S1, fornece uma informação importante sobre os controles genéticos que sustentam a forma e a textura do couro cabeludo”, diz o professor Desmond Tobin, da Universidade de Bradford.
“As funções enzimáticas do PRSS53 na parte do folículo piloso que molda o crescimento da fibra do cabelo, e essa nova variação genética, associada a cabelos lisos nos asiáticos do leste e em americanos nativos, apoia a ideia de que a forma do cabelo é uma seleção recente na família humana. “
Os cientistas descobriram genes adicionais associados aos cabelos / pelos, incluindo-se o EDAR para a espessura da barba e para a forma dos cabelo; o FOXL2 para a espessura das sobrancelhas e o PAX3 para a prevalência de uma única sobrancelha na face.
“Tem-se especulado que as características do cabelo poderiam ter sido influenciadas por alguma forma de seleção, tais como a seleção natural e sexual, e encontramos evidências estatísticas no genoma para apoiar esse ponto de vista”, acrescentou o Dr. Adhikari.
“Os genes que identificamos não são suficientes para, de forma isolada, darem origem a cabelos grisalhos ou a cabelos lisos, ou a sobrancelhas grossas, mas, certamente, eles têm um papel a desempenhar, juntamente com muitos outros fatores ainda não identificados.”
Cosmetic Innovation, (23/03/2016)