Batom nude para todas as ocasiões
Categoria: Maquiagem
Por dar uma força na hora de elaborar um make clássico e elegante, o batom nude virou item básico em muitos nécessaires. Enquanto algumas preferem “apagar” os lábios, tornando o resultado neutro, outras gostam de destacá-los de forma sutil.
Para cada efeito existe uma tonalidade adequada – e aí está o desafio: aprender a encontrar a cor certa para cada objetivo e tom de pele. Conversamos com Dudu Castro, maquiador do Crystal Hair, no Rio de Janeiro, e Allan Jhonnes, do Marcos Proença Cabeleireiros, em São Paulo, para te ajudar nessa tarefa.
EM BUSCA DO TOM IDEAL
Para adquirir o batom certo, o maquiador Dudu Castro indica que as clientes experimentem diversos tons antes da compra, na própria loja. “Por não pegar tanto sol e ser a parte mais clara da pele, o antebraço é a melhor área do corpo para testar o produto e escolher o tom adequado”, recomenda.
CONQUISTE UM EFEITO SAUDÁVEL
Mesmo as mulheres que optam pelo nude para “apagar” os lábios procuram evitar a palidez, garantindo um ar mais saudável à produção neutra. Independente da cor da pele de cada cliente, Allan Jhonnes gosta de dar um toque rosado aos lábios. “Tem que haver o bom senso para deixar a cliente com a cara de saudável, por isso gosto de acrescentar um pouco do rosa suave”.
Para Dudu, além de escolher um tom que se sobressaia pelo menos um pouco da cor da pele, é interessante optar por batons cintilantes, evitando o aspecto apagado.
A COR PARA CADA PELE
Segundo Dudu Castro, quem tem pele branca, mais puxada para o tom rosado, pode investir em tons mais rosados ou cor de pêssego, que também funciona muito bem. Mulheres com pele amarelada, como as orientais, podem variar entre os diferentes tons de marrom, conquistando um resultado mais harmônico.
“Morenas ficam bem com tons de dourado, marrons, e o pêssego também resolve muito. Para negras, indico tons de caramelo, café, que é um pouco mais fechado, e também o dourado”, conta ele.
Para o maquiador, o tom de pêssego é coringa. “[A cor] elimina aquele efeito pálido e dá uma vida. Já tem um pouquinho de cor e se adapta a todos os tons de pele”, explica.
TEXTURAS E ACABAMENTOS
Allan Jhonnes afirma que não existem regras para o acabamento. “Vai de acordo com o gosto de cada cliente”.
Para quem procura destacar os lábios, deixando-os mais aparentes mesmo com a cor nude, Dudu Castro sugere o lápis-contorno, que dá uma aparência mais delineada, definida.
Além disso, o maquiador dá dicas para conquistar o resultado desejado na hora da aplicação: enquanto batons cintilantes dão mais volume e são indicados para quem quer dar a aparência de lábios maiores, os foscos causam o efeito contrário, disfarçando o tamanho da boca. Assim, cada pessoa pode usá-los a seu favor!
A OCASIÃO INFLUENCIA NA ESCOLHA?
Os maquiadores afirmam que não existem restrições por conta da ocasião. “Seja numa festa, ambiente de trabalho ou ocasiões mais formais, o nude nos lábios cai super bem. Tudo vai depender dos complementos no make: um olho mais marcado para noite, um visual mais discreto para o dia”, opina Allan Jhonnes.
Para quem vai usar o nude no trabalho ou passar o dia todo fora em algum compromisso, por exemplo, Dudu Castro indica investir em produtos com a tecnologia de alta duração, que já existem no mercado e são oferecidos por diversas marcas.
COMO EQUILIBRAR O MAKE
Para não correr o risco de errar na hora da maquiagem, a dica dos especialistas é combinar o batom nude com olhos mais carregados e marcantes, principalmente para eventos noturnos. Porém, como não existem regras, muitas outras alternativas são possíveis.
Imagem e Fonte: Marie Claire, (28/02/2016)