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Adriano Magalhães, diretor da Wacker Brasil, comenta sobre o mercado de silicones

Categoria: Entrevista


Adriano Magalhães é Diretor Geral na Wacker Brasil. Possui graduação em Administração de negócios pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).

O mercado de cosméticos é um dos grandes consumidores de silicone. Quanto desse mercado representa para a Wacker? Quais são os tipos de silicones especializados pela Wacker mais utilizados em cosméticos?
Os silicones são aditivos indispensáveis em muitos segmentos da indústria de cosméticos, seja protetor solar a cremes para a pele, seja produtos de tratamento para cabelo ou batom com efeito molhado para lábios bem brilhantes. A sensação produzida por silicones, sobretudo na pele, não é conseguida por nenhum outro produto orgânico convencional. O segmento de mercado de cuidados pessoais e beleza está entre os principais focos da WACKER na América do Sul, assim como construção, celulose e papel, têxteis, agro, borracha e eletrônica. Os silicones são produtos versáteis dentro da cosmetologia, podendo ser adicionados em quaisquer produtos cosméticos. A WACKER tem grande experiência em desenvolvimento de especialidades, atendendo a várias solicitações de diversas regiões do mundo.

Na América do Sul temos muitos produtos lançados no mercado para aplicações em cabelos, com foco principal em condicionamento, brilho e penteabilidade para cabelos danificados e foco em aplicações de modelagem e maquiagem capilar de longa duração. Os silicones WACKER também estão presentes em outras aplicações importantes na região, produtos para pele e proteção solar onde trazem efeitos especiais de sensorial aveludado, melhora de performance de protetores solares entre outros.

Os produtos de origem natural são uma tendência que vem crescendo no mercado de cosméticos. Existe alguma linha de pesquisa da Wacker que desenvolve ou tem pretensão de desenvolver fontes naturais das matérias-primas vendidas para cosméticos?
A pressão pela sustentabilidade é mais do que apenas boas intenções nos dias de hoje, é parte da estratégia da nossa empresa e um componente da nossa responsabilidade corporativa global. Em face a esse cenário global de preocupação com o ambiente, a WACKER desenvolveu silicones à base de biometanol, que têm um balanço de carbono favorável, uma vez que nenhuma matéria-prima fóssil está envolvida na fabricação do metanol.

Recentemente a WACKER foi certificada pela pelo Instituto Internacional de Testes e Certificação TÜV SÜD no método de balanço de massa para rastreamento de matérias-primas renováveis na produção de silicone. Isso significa que a WACKER tem um processo de rastreamento do uso de matérias-primas renováveis reconhecido, do processo produtivo até o produto final.

Uma outra linha de desenvolvimento é com o HTEssence® hydroxytyrosol, um efetivo antioxidante utilizado para proteção da pele e dos cabelos contra os danos causados pelos raios UV. A molécula do hydroxytyrosol é encontrada na natureza em azeitonas e folhas de oliveiras. A WACKER desenvolveu um processo e produz uma molécula que simula a mesma retirada da natureza, o que a transforma em um produto ecológico, poupando recursos naturais. HTEssence® hydroxytyrosol está disponível como um pó inodoro solúvel em água ou como um fluido solúvel em água e óleo.

A indústria de cosméticos vem crescendo nos últimos anos, e registrou no último ano aumento de 2,8% nas vendas. Como a Wacker vê esse crescimento do mercado cosmético, e quais são as estratégias adotadas para acompanhar esse crescimento?
De fato, o segmento de cosméticos já mostrou sinais de recuperação em 2017 após o impacto da recessão nos dois anos anteriores. Nossa expectativa é que o segmento siga em crescimento, como observado no passado, com a melhora dos indicadores macroeconômicos. O mercado de cosméticos Brasileiro é o quarto maior no mundo, com grande relevância para cabelo, e a América do Sul, e em especial o Brasil, é um dos focos para o crescimento global da WACKER. Temos apresentando um crescimento em participação de mercado sustentável nos últimos anos, principalmente devido ao desenvolvimento de soluções customizadas. Ao final de 2017 concluímos o investimento de 7mio Euros na expansão do nosso complexo de produção em Jandira. Essa expansão permite que a WACKER ofereça um valor agregado interessante aos clientes e parceiros locais do segmento de cosméticos, pois permite ampliar o portfolio e adaptar os produtos ainda mais às necessidades dos clientes e exigências da indústria local. Desta maneira queremos assegurar a nossa posição de líder na produção de silicones na região e criar a base para o crescimento futuro. Adicionalmente, a WACKER Brasil investiu em equipamentos e estrutura de laboratórios e também no WACKER ACADEMY, aprimorando a estrutura de treinamentos e suporte aos clientes. Essa estrutura dá suporte ao desenvolvimento de produtos e aplicações dos clientes dos segmentos em que atuamos, além de abrigar atividades para demonstrações e treinamentos.


Frente a quantidade de novidades que são lançadas no mercado cosmético, existem novos produtos com base em silicone sendo desenvolvidos no Brasil e no mundo pela Wacker para lançar no mercado nos próximos meses?
Para os próximos lançamentos, a WACKER vai destacar a linha BELSIL® eco onde o uso de matérias-primas baseadas em fósseis é compensado em 100% pelo biometanol de fontes renováveis. Isso torna a WACKER a primeira fabricante do mundo a fornecer às indústrias de produtos de higiene pessoal e beleza silicones projetados especificamente para essas aplicações e usando métodos de fabricação certificados e verificáveis que preservam nossos recursos naturais - silicones que você pode incorporar em seus processos de produção facilmente e sem qualquer esforço adicional.

Quais são os desafios que devem ser enfrentados pela indústria de silicones nos próximos anos? Qual estratégia de segmento será adotada?
São grandes desafios para a indústria de silicones, podemos citar a disponibilidade de matéria prima e inovação, para criar novas tecnologias e acompanhar a rápida mudança de mercado. A WACKER é uma indústria química que tem no seu DNA a inovação, o foco é acompanhar e se desenvolver na mesma velocidade que o mercado cosmético em termos de inovação. Nossa estratégia é baseada na inovação, criar e desenvolver soluções de excelência para o mercado cosmético, desenvolvendo produtos customizados localmente, para atender as necessidades dos clientes e do mercado brasileiro.

Global Cosmetic, (11/06/2018)

 

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