Receba Semanalmente a nossa newsletter por e-mail


Pierre Fabre consolida sua presença no mercado brasileiro de dermocosméticos

Categoria: Mercado Cosmético


Instalado há um ano no Rio de Janeiro, o BIC (Brazilian Innovation Center) já se destaca como um centro de referência dos Laboratórios Pierre Fabre, em razão do trabalho desenvolvido nos segmentos de peles oleosas e protetores solares. O novo centro de pesquisa e inovação deverá contribuir para consolidar o belo espaço conquistado pelas marcas do Grupo no mercado brasileiro de dermocosméticos, graças a produtos inovadores que, além de atenderem aos critérios globais do laboratório internacional, são adaptados às necessidades locais. Philippe de Carvalho, diretor-geral da Pierre Fabre do Brasil, e Anne-Laure Gaudry, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento, conversaram com o site Brazil Beauty News sobre os ambiciosos projetos da empresa no país, que está entre os três maiores mercados no ranking mundial de vendas de cosméticos em farmácias.

Foi em 1999, com Eau Thermale Avène, sua marca mais conhecida, que o Grupo Pierre Fabre ingressou no segmento de dermocosméticos no Brasil. "É um país complexo, mas uma convergência de fatores faz com que os ventos soprem em favor dos dermocosméticos", explica Philippe de Carvalho. "Os dermatologistas, com os quais realizamos um intenso trabalho de demonstração da eficácia e segurança dos produtos, são a primeira fonte de recomendação. Outro fator importante é que as consumidoras buscam ativamente soluções e resultados. Para completar, o país dispõe de uma extensa rede de 70 mil farmácias, oferecendo ampla capacidade de distribuição".

Em 2006, o Grupo decidiu ampliar seus negócios no país, adquirindo a marca Darrow Laboratório, renomada especialista em soluções para peles oleosas. A operação conferiu à Pierre Fabre o controle de uma sólida rede comercial e de uma unidade industrial na periferia do Rio. Para completar as linhas de produtos da marca Darrow, o Grupo investiu na produção local de alguns produtos da Avène, adaptando-os às necessidades do mercado brasileiro. Um dos objetivos do Grupo era conquistar a liderança no segmento de produtos para combater a oleosidade cutânea.

"O problema de pele oleosa, ou percebida como oleosa, é uma característica bem brasileira. Além da higiene, a rotina de cuidados inclui o uso de protetores solares. A Pierre Fabre alia sua expertise nessas duas áreas, oferecendo uma solução que prioriza a saúde da pele, mas que atua também como um produto cosmético, ou seja, ele associa um tratamento para combater a oleosidade ou a acne e uma proteção segura contra os raios UV", explica Anne-Laure Gaudry.

Oferta especialmente adaptada às exigências brasileiras

A partir de 2012, o trabalho dos representantes médicos do Grupo, que levaram ampla informação sobre os produtos aos dermatologistas brasileiros, permitiu dar novo impulso ao desenvolvimento da empresa e reforçar a notoriedade de seus produtos.

Ao mesmo tempo, as campanhas de conscientização sobre os riscos da exposição ao sol promovidas pelos profissionais de saúde fizeram com que o mercado buscasse produtos que garantissem qualidade e segurança. O segmento dos produtos solares representa atualmente um terço do mercado de dermocosméticos do país.

Com o Mat Perfect, protetor solar especialmente desenvolvido para o Brasil, a marca Eau Thermale Avène oferece um produto com toque seco, disponível com FPS até 60, que matifica a pele por 12 horas. "Outra tendência importante é a busca da tonalidade mais adequada. O Mat Perfect está disponível na versão branca/incolor ou com pigmentos corretivos", explica Anne-Laure.

No Brasil, como nas demais regiões do mundo, a fórmula dos protetores solares da Pierre Fabre segue as rigorosas linhas diretrizes do Grupo. O Mat Perfect, por exemplo, é fruto de uma tecnologia exclusiva e minimalista que utiliza apenas quatro filtros, sendo isento de oxibenzona, e que não penetra a barreira cutânea para garantir a maior proteção e segurança.

Para o Brasil, a Pierre Fabre desenvolveu também uma linha de produtos anti-idade à base de vitamina C: o sérum antioxidante A-Oxitive, da Avène. Embora o segmento de produtos para peles maduras não seja alvo de pesquisas avançadas no país, a vitamina C é um ingrediente muito valorizado pelas mulheres brasileiras, e a empresa decidiu apostar no interesse das consumidoras por soluções eficazes que iluminem o rosto. "Para criar a linha A-Oxitive, utilizamos um dos nossos mais preciosos tesouros internacionais: uma tecnologia de última geração que protege o princípio ativo, liberando-o na derme. Nosso objetivo é desenvolver produtos que correspondam às necessidades locais, com base nos critérios que implementamos no mundo todo. A grande vantagem de dispor de um centro de pesquisas no país é a proximidade com o consumidor", garante Anne-Laure.

Dez lançamentos por ano

Com a instalação do BIC, a previsão é que sejam lançados cerca de dez produtos por ano - e os primeiros já deverão estar disponíveis a partir de julho de 2019. Os produtos da marca Darrow serão comercializados no Brasil, enquanto os da Avène serão distribuídos em toda a América Latina.

Paralelamente, o Grupo Pierre Fabre atua também no imenso mercado brasileiro de cuidados capilares, com os produtos da linha Ducray, especializada em dermatologia capilar. No segmento de cuidados do corpo, várias novidades estão atualmente em estudo para a linha de hidratantes Nutriol, da marca Darrow, com o objetivo de oferecer aos consumidores uma opção dermocosmética mais accessível.

"Adotamos, aqui no Brasil, os padrões de qualidade internacionais do Grupo e o mesmo nível de equipamentos, atuando também como unidade de pesquisa global. O Brasil é uma fonte de inspiração para a Pierre Fabre, principalmente em razão de sua biodiversidade. Nossa expertise já se tornou uma referência no plano internacional", afirma a diretora do centro, que atualmente conta com 12 profissionais, sendo 3 exclusivamente dedicados à formulação.

Graças ao novo centro de pesquisa e desenvolvimento, o Grupo Pierre Fabre dispõe de um sólido trunfo para consolidar sua presença no Brasil, com uma oferta que cobre os segmentos de protetores solares, tratamentos para peles oleosas, produtos capilares e cuidados do corpo.

Brazil Beauty News, (02/07/2019)

Boletim Formulador

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui


Todos os Direitos Reservados © GlobalCosmetic