Nanotecnologia: Cientistas encontram no ouro um apelo sustentável através de processo inovador
Categoria: Novas Tecnologias
Pesquisadores descobriram uma maneira “verde” e mais acessível de sintetizar pó de ouro, graças ao fungo trichoderma viride
A equipe de quatro pesquisadores, liderada por Aradhana Misra do Instituto Nacional de Pesquisa Botânica, diz que esta abordagem não-química é rápido e irá reduzir a quantidade de ouro necessária para tratamentos médicos, cosméticos e produtos farmacêuticos.
Com o gosto por tratamentos faciais com ouro como uma das grandes tendências em 2015, este desenvolvimento pode significar que as massas tenham agora acesso a tratamentos de beleza de luxo e produtos infundidos com o metal precioso.
O estudo, publicado na revista Scientific Report, revela 300 tipos de fungos, que foram rastreados enquanto diferentes formatos e tamanhos de nanopartículas de ouro foram sintetizados pelo método.
De acordo com a Dra. Misra, alterando os parâmetros de pH, temperatura, tempo, substrato, e a concentração de filtrado de cultura influenciou o tamanho e geometria das nanopartículas, o que pode revolucionar o processo de biodegradação daqui para a frente.
“Decifrando o equilíbrio de fatores físicos e biológicos para encontrar um nanocatalisador altamente reativo pode revolucionar a transformação orgânica para biorremediação”, explicam os autores.
Trazendo o luxo para as massas
Tratamentos faciais com “pó de ouro 24 quilates” estavam no auge da moda na Europa no ano passado; assim, conseguir menores custos de produção para as partículas será uma boa notícia para o consumidor com os bolsos apertados.
Uma vez considerada uma maneira cara de eliminar rugas, as partículas de ouro, supostamente, causam a reconstituição do colágeno e, ao mesmo tempo, têm a capacidade de remover bactérias da face, ajudando a reduzir condições tais como acne, bem como para promover a drenagem linfática, reduzindo assim as olheiras.
A marca espanhola Casmara Ouro desenvolve máscaras com o pó precioso, alegando oferecer benefícios anti-envelhecimento de um tratamento profissional, por uma fração do custo.
O produto vem com um pó e um gel, que precisam ser misturados e aplicado na face, para criar uma ‘segunda pele’ de ouro que endurece e se torna elástica 20 minutos após a aplicação.
A eficácia do pó de ouro em tratamentos faciais ainda está sendo questionada por analistas do setor, pois alguns vêm o ingrediente mais como um apelo de marketing do que como um benefício real.
Cosmetic Innovation, (24/10/2016)