Logo GlobalCosmetic

Receba Semanalmente a nossa newsletter por e-mail


Unilever compra Mãe Terra, de produtos naturais e orgânicos

Categoria: Mercado Cosmético


A multinacional angolo-holandesa Unilever adquiriu a Mãe Terra, fabricante brasileira de produtos alimentares naturais e orgânicos, segundo anúncio feito nesta segunda-feira. O negócio acompanha a tendência de aumento no consumo de alimentos e bebidas saudáveis, segmento que movimentou R$ 89,6 bilhões em vendas no Brasil em 2016 e deve chegar a R$ 105,6 milhões em 2021, segundo dados da consultoria Euromonitor. O valor do negócio, que está sujeito à aprovação dos órgãos de regulação, não foi divulgado.

Desde o início de agosto, é a quarta aquisição anunciada pela Unilever, que comprou a Weis, fabricante australiana de sorvetes, a inglesa Pukka Herbs, de chás orgânicos, além da marca de cosméticos Carver Korea, em negócio de US$ 2,71 bilhões.

“A (Mãe Terra) marca tem excelentes produtos e uma base crescente de consumidores leais no Brasil. A Mãe Terra fortalecerá nosso portfólio de alimentos permitindo que aceleremos nossa expansão nos segmentos naturais e orgânicos que crescem de forma importante”, disse Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil em comunicado. A estratégia passa por utilizar o conhecimento em marketing e de operação da multinacional para garantir expansão em escala à Mãe Terra.

Alexandre Borges, seguirá à frente da Mãe Terra, como diretor geral. A Unilever informou que vai gerenciar a empresa presenvando a visão e a cultura originais do negócio, que conta com 300 colaboradores. 

Ao ser adquirida por uma empresa do tamanho da Unilever, a Mãe Terra ganha fôlego para crescer de forma ainda mais acelerada. A empresa já avança a taxas superiores a 30% ao ano, segundo o comunicado, e vem ampliando seu portfólio de produtos — são mais de 120, ao todo — com linhas como a assinada pela chef Bela Gil, e também com a entrada em novos segmentos, como o de barras de cereais. Outra coisa é que a estratégia de distribuição da Mãe Terra, ainda de acordo com a Euromonitor, tem se afastado de mercados e supermercados, concentrando esforços em catering e bares, hotéis e restaurantes. A Gol Linhas Aéreas, por exemplo, anunciou no início do mês passado a inclusão de novos itens da Mãe Terra no serviço a bordo de seus aviões.

A brasileira, que nasceu em 1979, é a nona maior empresa no país no segmento de alimentos e bebidas saudáveis, com 0,5% de participação de mercado. A Unilever é a sexta maior nessa categoria, com uma fatia de 2,3%. Com a aquisição, vai engordar sua mordida no mercado para 2,8%, mas não o suficiente para ultrapassar a Coca-Cola, a quinta colocada e com 3,6%.

A explicação para empresas como fabricantes de refrigerantes estarem no topo dessa lista se justifica pelo fato de a categoria de alimentos e bebidas saudáveis englobar subcategorias como Melhor para você, de produtos com açúcar, gordura ou sal reduzidos; funcionais/fortificados, aqueles com adição de vitamina, ômega 3, ferro e outros componentes; Naturalmente saudáveis, que já são saudáveis em sua composição, como sucos de frutas ou água de coco, entre outros, explica a Euromonitor. Com isso, o ranking em alimentos e bebidas saudáveis no Brasil é liderado pela Nestlé, seguida de Mondelez, Danone, Pepsico, Coca-Cola e Unilever.

 

O Globo, (02/10/2017)

Anuncio

Boletim Formulador

Anuncie Aqui


logo yeb


2024 © GlobalCosmetic - Todos os Direitos Reservados – Política de Privacidade

W3C W3C