Logo GlobalCosmetic

Receba Semanalmente a nossa newsletter por e-mail


Pesquisadores do King's College descobrem extrato de alga marinha para proteção da pele contra radiação UV

Categoria: Matéria-Prima


Segundo a Special Chem, os cientistas extraíram um aminoácido do tipo micosporina (MAA) de algas marinhas para testar a sua capacidade de proteção contra os raios UVA nas células da pele humana.
Os MAAs são compostos naturais produzidos em organismos que vivem em ambientes ricos em águas rasas e solares.

Protetores solares do ecossistema marinho

Um composto encontrado em algas pode proteger a pele humana do impacto do sol, sem causar danos aos ecossistemas marinhos .

O uso de protetores solares é recomendado para evitar danos causados pelo sol, mas a maioria das formulações contém filtros sintéticos de radiação UV que podem entrar no sistema de água. Muitos destes não são eco-compatíveis e podem prejudicar a vida marinha frágil, incluindo coral, peixe e microorganismos.

Protetor solar natural com propriedade antioxidante

Usando células de pele humana em um laboratório, os pesquisadores mostraram que, mesmo em concentrações muito baixas, o MAA poderia efetivamente absorver os raios nocivos do sol e proteger as células contra danos induzidos por raios UV. Eles também mostraram que a micosporina é um poderoso antioxidante que poderia oferecer proteção da pele contra o estresse oxidativo, ligada ao dano celular e foto-envelhecimento.

O artigo, foi publicado no British Journal of Dermatology e representa um avanço que poderia ajudar a alavancar o desenvolvimento de um protetor solar ecológico, não tóxico e natural que protege a pele humana sem efeitos ambientais negativos.

Segundo o autor principal, Dr. Karl Lawrence, informou que os MAAs além dos benefícios ambientais, são compostos fotopolimerizadores multifuncionais. Eles agem absorvendo os fótons dos raios UV, assim como os filtros sintéticos. Atuam também como agentes antioxidantes e nos filtros sintéticos não possuem esses agentes pois, a radição do sol induz altos níveis de estresse oxidativo.

Pesquisas adicionais são necessárias para provar que o composto possui as mesmas propriedades fora do ambiente de laboratório.

Equipe Global Cosmetic, (13/12/2017)

Anuncio

Boletim Formulador

Anuncie Aqui


logo yeb


2024 © GlobalCosmetic - Todos os Direitos Reservados – Política de Privacidade

W3C W3C