Receba Semanalmente a nossa newsletter por e-mail


Inovação para usar o xampu até a última gota

Categoria: Inovações


Cientistas da Universidade de Ohio apresentam uma inovação que promete resolver um problema de desperdício: usar o xampu até a última gota.

Isso seria bom para o meio ambiente, pois facilitaria o processo de lavagem da embalagem para a sua posterior reciclagem, e também para o consumidor, que teria certeza de usar todo produto que comprou.

Os engenheiros envolvidos no projeto da universidade norte-americana inventaram um revestimento para ajudar o produto ‘derramar’ do frasco de plástico com mais facilidade. A novidade foi apresentada no final do primeiro semestre.

Os especialistas Bharat Bhushan e Philip Brown desenvolveram um novo revestimento ‘super-oleofóbico’, que repele fortemente qualquer substância oleosa.

A técnica envolve o revestimento interno da embalagem plástica com estruturas microscópicas em forma de Y, nanopartículas muito menores feitas de sílica ou quartzo.

Isso mantém as gotas de ‘sabão’ acima de bolsões de ar minúsculos, de uma forma que o produto nunca toque no interior da garrafa. Essas estruturas ainda recebem um tratamento para também não aderirem ao produto.

Para itens como molhos ou ketchup, que são feitos principalmente de água, a chave, explicou Bhushan, é a tensão superficial, a tendência de as moléculas ficarem umas com as outras, mais do que ficarem com o plástico. Mas no caso do surfactante, ressalta o especialista, ocorre o contrário, o que gerou um desafio maior para solucionar a questão.

“Foi um desafio extra para nós para fazer uma superfície que poderia repelir surfactante”, diz Brown. 

Brown revela que o desenvolvimento da solução foi sugerido por um fabricante de xampu, como exercício de criar um revestimento para o frasco que “fosse de baixo custo, eficaz e ambientalmente amigável”.

Cosmetic Innovation, (26/09/2016)

Boletim Formulador

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui


Todos os Direitos Reservados © GlobalCosmetic