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Euromonitor destaca 10 tendências de consumo para 2017

Categoria: Tendências do mundo


A Euromonitor divulgou ontem o relatório “The top 10 consumer trends for 2017”, apresentando tendências que irão influenciar o cenário de consumo neste ano. A empresa informa que as incertezas de 2016 levaram a uma contração de 2,4% nos gastos globais com consumo. “Mais do que nunca, consumidores estão mais exigentes sobre produtos, serviços e marcas e estão usando as ferramentas digitais para articular e satisfazer suas vontades”, afirmou a autora do relatório e editora de tendências da Euromonitor International, Daphne Kasriel-Alexander.

As 10 tendências apontadas pela Euromonitor são: “Envelhecimento: uma narrativa em mudança”, “Consumidores em formação”, “ Extraordinário”, “Compras mais rápidas”, “O fascínio da autenticidade”, “Identidade em fluxo”, “Personalização”, “Pós-compra”, “Privacidade e segurança” e “Bem-estar como símbolos de status”. Saiba mais sobre algumas delas:

Envelhecimento: uma narrativa em mudança – em 2017, quase um quarto de todas as pessoas do planeta terão mais de 50 anos, um número recorde. São consumidores interessados em uma longa lista de produtos relacionados à saúde, integrantes de um grupo demográfico cujos membros vivem e trabalham por mais tempo, e que são receptivos aos desenvolvimentos tecnológicos.

Consumidores em formação – o relatório destaca a crescente influência das crianças sobre os padrões de consumo. Na escola e em casa, elas estão cada vez mais expostas a temas como pobreza, meio ambiente, sexualidade e identidade. “Os pais pedem opiniões a seus filhos sobre todos os tipos de decisão, incluindo aonde ir para o jantar, que tipo de carro comprar, e até mesmo o que vestir”, aponta a Euromonitor.

Compras mais rápidas – marcas respondem aos consumidores impacientes e em busca de gratificação imediata com novos modelos de negócios, que conferem rapidez e agilidade à entrega de produtos e serviços.

Personalização – são vários e diversificados os exemplos de democratização da personalização em todo mundo, incluindo segmentos como os de viagens, informação, roupas e brinquedos. Clientes exigem que as marcas atendam ou mesmo prevejam suas necessidades. As marcas trabalham para fortalecer o relacionamento com o cliente, por meio das emoções que podem despertar, tornando as coisas "pessoais".

Pós-compra – a conveniência vai além da satisfação obrigatória das necessidades dos consumidores. A experiência pós-compra é, cada vez mais, uma parte importante na oferta de valor de um produto ou serviço. O contato realizado com os representantes da empresa, o meio utilizado e o tom da resposta são partes críticas da jornada do cliente e colaboram para moldar a sua visão do negócio.

Fonte: Cosmetics Online 17/01/2017

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