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Estudo recente revela novo método para caracterizar a performance de produtos capilares: a Sonificação

Categoria: Novas Tecnologias


Este estudo foi publicado na íntegra na IFSCC Magazine (Volume 20 / Número 1 / Março de 2017), e realizado por cientistas japoneses e franceses, vinculados ao Ide Sound Institute, no Japão, e a dois institutos de pesquisa e inovação da LÓréal, no Japão e na França.

Ao avaliar a performance de produtos cosméticos, os consumidores usam vários sentidos combinados (visão, tato e olfato), todos eles contribuindo para uma apreciação global dos produtos. Uma avaliação instrumental é usada para caracterizar o desempenho do produto, dividindo-o nesses diferentes sentidos.

No entanto, a nova abordagem utilizada neste estudo, denominada “sonificação”, inverte este conceito. Ela utiliza o “som”, com base nos dados de medição, para proporcionar uma experiência sensorial aumentada através da audição e, como consequência, melhorar ainda mais a viagem sensorial do consumidor.

Este é o primeiro experimento projetado para conectar a avaliação cosmética científica ao “Kansei” (a Engenharia Kansei tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento de produtos, por meio da tradução dos sentimentos psicológicos e necessidades dos consumidores ao design e características do produto em questão) e à emoção do consumidor. Neste estudo, os atritos das superfícies de um cabelo natural e de um cabelo descolorido foram medidos e convertidos em som, como um tom de harpa. Um cabelo natural mostrou um coeficiente de atrito de 0,40, que foi traduzido como uma frequência de 568Hz, enquanto a superfície de um cabelo moderadamente danificado mostrou coeficiente de atrito de 0,55, traduzido como 1.760Hz.

Os valores do coeficiente de atrito também foram convertidos em sinais, a fim de se fazer um espectrograma. A partir do espectrograma, foi encontrado o padrão de frequência pessoal, que está relacionado com a melodia pessoal.

Usando este novo método, é possível converter, com sucesso, dados científicos de medição em som, proporcionando, potencialmente, uma nova experiência de usuário com essa abordagem.

Cosmetic Innovation, (03/04/2017)

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