Receba Semanalmente a nossa newsletter por e-mail


Com participação no capital da Carbios, L’Oréal aposta em biotecnologia para reciclagem de plásticos

Categoria: Mercado Cosmético


A L’Oréal participou da operação de aumento de capital lançada pela Carbios, empresa pioneira no desenvolvimento de processos enzimáticos destinados à biodegradação e biorreciclagem de plásticos. Com os recursos captados graças à operação, a startup pretende financiar uma instalação de demonstração industrial para a biorreciclagem de plásticos e fibras de poliéster em PET (polietileno tereftalato). Essa será a primeira etapa rumo à industrialização de uma tecnologia de reciclagem enzimática de PET.

Desenvolvida pela Carbios, a inovadora tecnologia representa um grande avanço para o setor de reciclagem, na medida em que possibilitará a entrada de diversos tipos de embalagens de plástico na economia circular. Concretamente, a Carbios utiliza enzimas para reciclar plásticos usados, por exemplo, na confecção de embalagens de produtos cosméticos, gerando um PET reciclado com qualidade equivalente ao PET virgem. Em última instância, essa técnica revolucionária abre caminho para a substituição de componentes fabricados a partir de energias fósseis.

A entrada da L’Oréal no capital da Carbios foi efetivada por meio da BOLD - Business Opportunities for L’Oréal Development, fundo de Private Equity criado em dezembro de 2018. O interesse da L’Oréal pela tecnologia desenvolvida pela Carbios já tinha se manifestado há alguns anos. Em 2017, as duas empresas fundaram um Consórcio com o objetivo de industrializar a inovadora tecnologia de reciclagem. Recentemente, o Consórcio recebeu o apoio de outros gigantes do setor de bens de consumo, como Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europe.

A operação de aumento de capital da Carbios teve também a participação das empresas Copernicus AM, Michelin Ventures e Truffle Capital.

Fonte e Imagem: Brazil Beauty News, (02/07/2019)

Boletim Formulador

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui


Todos os Direitos Reservados © GlobalCosmetic